O assunto é batido, mas sempre é bom lembrar para os novatos sobre a importância de lubrificar a caixa de direção em um mecânico de sua confiança.

Ontem chegou lá na oficina (Garage Henn) uma Dyna 2012 com 8.000 km para revisão. O proprietário queixava-se de trepidação na frente da moto.

Uma simples verificação mostrou uma pequena folga na caixa de direção. Detalhe: a moto está zero bala, pouquíssimo rodada para apresentar esse problema.

Então comecei a desmontar a frente a moto, retirando farol, risers, bengalas e mesas até chegar nos rolamentos.

Assim que eu abri, mais uma vez constatei o velho problema de completa falta de lubrificação.

Para exemplificar melhor.

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Totalmente seco; nada ali dentro além de ar!!!! Puxei os rolamentos com as mesas e canote:

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Tudo quase completamente limpinho; apenas alguns vestígios de VASELINA!!!! E nada mais.

A vaselina, para quem não sabe, é aplicada nos rolamentos somente para que não enferrujem no transporte dos EUA para cá. 

A mesma coisa acontece com o óleo hidráulico das bengalas. Não servem para muita coisa além de evitar corrosão.

Com o passar da quilometragem, a caixa de direção sem lubrificação começa a apresentar “calos” e “folgas” até arruinar os rolamentos.

Então, mais uma vez, vale a pena procurar a sua oficina de confiança e solicitar a revisão efetiva da caixa de direção, com a devida limpeza e lubrificação. A mesma providência para o óleo das bengalas.

Depois de desmontados, os rolamentos foram lavados com querosene e aspirados para a retirada de toda a vaselina.

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Em seguida receberam a graxa específica em quantidade suficiente:

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O mesmo para o canote:

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Finalmente os rolamentos são encaixados e as mesas instaladas novamente e apertadas.

Pronto, lubrificação suficiente para rodar muitos e muitos quilômetros sem dor de cabeça.

É demorado para desmontar, mas não vale a pena? 

Melhor prevenir do que remediar.

É isso aí.