Freios 2017-08-28T12:24:04+00:00

Freios

Segurança nunca é demais, não é mesmo? E motociclista que se preze não abre mão de potencializar sua moto. Para fazer um upgrade nos sistemas de freio da sua moto é bom verificar as opções que o mercado oferece (cabos Aeroquipe, pinça de freio ou caliper, cilindro mestre de freio, disco, quantidade de discos, etc).

Os cabos Aeroquipe são recomendados para substituir os freios originais de borracha que, com o tempo, tornam-se “borrachudos” e perdem a performance. Os Aeroquips não sofrem deformações e oferecem muito mais segurança para o freio.

Pinça de freio – a pinça de freio é a responsável em converter a pressão aplicada pelo cilindro mestre em força para segurar o movimento do disco de freio. Quanto maior a eficiência, melhor. Podemos colocar uma pinça com mais pistões, ou pistões dimensionados para um melhor desempenho de frenagem. Exemplo: colocar uma pinça de 6 ou 8 pistões em uma moto que usa pinça original com 4 pistões.

Cilindro mestre – quando acionamos o freio, através do manete ou pedal, estamos acionando o pistão do cilindro mestre. Este é responsável por bombear o fluido até a pinça de freio. Dependendo da alteração, é necessário dimensionar o cilindro mestre para que consiga mandar fluido suficiente. Exemplo: colocar freio duplo em uma moto que tem freio simples, o cilindro original não vai enviar fluido sificiente para o acionamento das pinças.

Disco de freio – o disco de freio é a peça onde está presa a roda e que recebe a força da pinça de freio. Ele pode ser alterado para um tamanho maior. Quanto maior a peça, melhor seu desempenho. Em motos com apenas um disco de freio, pode-se acrescentar outro disco fazendo um upgrade de grande eficiência.

Fluido de freio – o fluido de freio tem suas especificações por DOT. Quanto maior o número, melhor o fluido. Na dúvida, sempre use um nível DOT acima do indicado(verificando a compatibilidade), você estará com um beneficio a mais, pois ele suportará temperaturas mais altas, além de ser mais estável.

Ou fluidos de competição que suportam altissimas temperaturas, mantendo a estabilidade do Sistema.

Cabos Aeroquipe

Pinça de freio

Disco freio

Cilindro mestre

Fluido freio

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.