Há algumas semanas atrás, foi divulgada a seguinte noticia:

“Harley Davidson é multada em US$ 12 milhões por emissões de poluentes”

 

(Quem não leu a notícia, basta acessar o link http://g1.globo.com/carros/motos/noticia/2016/08/harley-davidson-e-multada-em-us-12-milhoes-por-emissoes-de-poluentes.html)

Agora, a pergunta é: e quem já possui o Supertuner instalado ou para instalar?

Quem já possui o Supertune instalado ou para instalar, pode ficar tranquilo pois, pelo menos por enquanto, o software continuará a ser atualizado. Inclusive, recentemente, houve uma grande atualização que o deixou muito mais fácil de usar, além de já incluir os novos modelos com motores Milwaukee Eight.

Isso mostra o respeito e o comprometimento da Harley com quem já tem e usa o dispositivo, além da grande possibilidade do Supertuner não desaparecer do mercado. Nos mostra também, que os os novos motores continuarão com recursos abertos para calibração.

Início das novidades dos novos tuners

Novidades nesta versão do Screamin’ Eagle Pro Super Tuner

Versão 10.000

A versão 10.000 do software é uma atualização do modelo ano 2017 que inclui o seguinte:

Calibragens adicionadas:

Ano Configuração Nova
calibragem
2017 XL 883 Stage 1 414SHU210
1200 Stage 1 414SHV210
883 to 1200 Stage 1 Conversion 414SHW210
1200 Stage 2 414SHX210
1200 Stage 1 w/58mm Throttle Body 414SHY210
1200 Stage 4 414SHZ210
2017 XG 500 Stage 1 414GAX210
750 Stage 2 414GAR210
2017 Touring Air Cooled Milwaukee-Eight 107 Stage 1 723SHT210
Milwaukee-Eight 107 Stage 2 Torque 723SHP210
Milwaukee-Eight 107 Stage 2 Power 723SHO210
Milwaukee-Eight 107 to 114 Stage 3 723SHQ210
2017 Touring Twin Cooled Twin Cooled Milwaukee-Eight 107 Stage 1 723SHS210
Twin Cooled Milwaukee-Eight 107 Stage 2 Torque 723SHL210
Twin Cooled Milwaukee-Eight 107 Stage 2 Power 723SHK210
Twin Cooled Milwaukee-Eight 107 to 114 Stage 3 723SHN210
Twin Cooled Milwaukee-Eight 114 Stage 1 723SHR210
Twin Cooled Milwaukee-Eight 114 Stage 2 Torque 723SHI210
Twin Cooled Milwaukee-Eight 114 Stage 2 Power 723SHH210
Twin Cooled Milwaukee-Eight 114 to 117 Stage 3 723SHM210

 

Suporte ao veículo:

  • O suporte aos modelos ano 2017 foram adicionados com novas calibragens.

Aprimoramentos de software:

  • Um novo processo simplificado do Smart Tune e do Reflash foi implementado com perguntas sim/não para aumentar a facilidade de uso pelo usuário iniciante.
  • As modificações no Smart Tune permitem que o usuário modifique as tabelas de ajuste dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, em vez de ajustar cada cilindro de forma independente.
  • Novas telas de tutorial do usuário foram adicionadas aos procedimentos de ajuste e reflash para ajudar a orientar o usuário iniciante. O usuário tem a opção de ativar/desativar essas telas do tutorial em Configuração e utilitários.
  • Processo de seleção de calibragem melhorado que exibirá a descrição de uma calibragem antes da seleção.
  • Aprimoramento da gravação da VCI para eliminar a possibilidade de perda de uma gravação, caso o botão de gravação não seja pressionado antes de desativar a tecla.
  • Os procedimentos de salvamento de gravação e calibragem foram simplificados para padronizar para um único local, a fim de facilitar para o usuário a localização gravações ou calibragens salvas.

SE-logonovo logotipo da Screamin Eagle

Em paralelo, o Street Tuner, agora com novo software, passa a ser chamado de Pro Street Tuner e vem com sua embalagem na cor preta.

download

Infelizmente, o software de ambos, Supertuner e Pro Street Tuner, ainda não salvam o mapa original da moto e, mesmo com a atualização, o Pro Street Tuner continua bastante limitado, devido a homologação para controle de emissão de poluentes, com a maioria das suas tabelas travadas.

“Na minha opinião, acho a politica adotada bastante ineficaz pois, de que adianta ser permitido o uso de um equipamento restrito à emissão de poluentes,  mas que pode ser instalado por usuários sem nenhum conhecimento? A poluição emitida por um motor desajustado é muito maior do que o Supertuner instalado em dinamômetro, por um profissional qualificado, que garanta a calibração correta do mapa. Sem contar que, ainda existem muitos outros dispositivos desbloqueados para qualquer tipo de preparação de motores para competições, de varias outras marcas no mercado”, diz Paulinho Henn.