Para quem quer um projeto de performance mais extremo, temos as opções de Stage 3 ou Stage 4, nas quais realizamos o aumento de cilindrada do motor, conhecido como Big Bore.

Quando você opta por fazer uma alteração para grandes cilindradas deve levar em consideração três pontos muito importantes.

O primeiro é que você quer que esta alteração seja confiável, o segundo é que ela atenda suas expectativas e o terceiro ponto é o quanto está disposto a investir.

Hoje existem muitos kits prontos que permitem qualquer oficina bem equipada construir grandes motores de alto desempenho, sem o custo e o tempo necessário para projetar e fabricar peças especiais.

Big Bore é uma das atualizações de desempenho mais populares disponíveis para Harley-Davidson® nos EUA.

Antes a única opção para quem desejasse um projeto de performance extremo era a troca por motores completos de alta performance. Por isso a instalação de um kit para aumentar a cilindrada do motor acabou se tornando muito mais viável por conta de ser consideravelmente mais econômica em comparação com a troca completa do motor. Agora tudo depende do quanto você quer investir.

Se já tem algum comando instalado, terá que verificar a compatibilidade com o kit que pretende colocar, podendo ser necessário a instalação de outro comando que atenda melhor a configuração. Se ainda não começou nada, podemos iniciar um projeto do zero e verificar o melhor custo/beneficio de todas as peças, otimizando seu investimento.

Dependendo da alteração, podemos usinar o próprio cilindro da moto. Com um pistão maior, um bom comando, filtro de ar e escape que atendam o fluxo de ar e a regulagem correta conseguimos obter excelentes resultados.

Um bom exemplo de motor que desenvolvemos é o “Kit de 103 Inch” para os motores 96 Inch. Com um bom comando, filtro e escape junto com a precisão do remapeamento, os resultados são de até 109 hp na roda com 113 lb/ft de torque, muito acima de motores 110 Inchs.

Big bore

Se você quer seguir com o projeto de upgrade para Stage 4, onde aumentaremos bastante o tamanho do motor, você precisa levar em conta as despesas extras que isso trará, como colocar um cabeçote e corpo de borboleta que atendam o fluxo de ar, bicos de injeção de gasolina com maior fluxo e reforçar toda a estrutura do motor para que não venha a ter problemas internos devido as altas forças geradas pelo novo cilindro. Além da preparação do motor, é importante dimensionar outros itens para usufruir do desempenho e segurança das novas configurações.

Alteração de relação:

Cada configuração tem suas particularidades, e podemos fazer a alteração da relação velocidade/rotação, alterando tanto a relação da primaria ou relação final nas Harley, com isso podemos alongar a relação, fazendo com que o motor trabalhe em rotações menores  para manter velocidades de cruzeiro, ou aumento de velocidade final ou encurtar a relação , dando prioridade para o torque e arrancadas, podendo ser utilizado para manobras, welling etc.

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