Remapeamento 2017-09-29T14:35:40+00:00

Quando fazemos alterações em uma motocicleta para aumento de performance, desde o Stage1 até preparações mais avançadas, é obrigatório recalibrar todo o sistema para que ele atenda às novas configurações.

O remapeamento do sistema de injeção traz diversos benefícios para a moto:

  1. Aumento de potência
  2. Aumento de torque
  3. Funcionamento do motor “redondo” (sem falhas)
  4. Aumento do limite de corte de RPM
  5. Aumento da vida útil do motor
  6. Redução da temperatura do motor
  7. Redução da marcha lenta do motor
  8. Redução do consumo de combustível
  9. Redução dos estouros no escapamento
  10. Outras configurações (keyless, setups etc)

No remapeamento, trabalhamos muitas tabelas do sistema da moto. As principais são:

Eficiência volumétrica (VE)

As tabelas de VE indicam ao ECM a eficiência do fluxo de ar de cada cilindro em porcentagem. Estas tabelas devem ser ajustadas individualmente. A correta calibração da VE é a base para bons resultados na regulagem do motor, pois são valores de referência para a quantidade de ar entrando no cilindro, quanto maior o valor da VE, o sistema entende que há mais ar entrando no cilindro. Quanto menor o valor da VE, o sistema entende que há menos ar entrando no cilindro.

Relação ar/combustível

Esta tabela afeta o alvo da relação ar/combustível de ambos os cilindros, dianteiro e traseiro, simultaneamente. Os valores maiores tornam o alvo da AFR mais pobre (que significa menos combustível). Os valores menores tornam o alvo da AFR mais rico (que significa mais combustível). Importante levarem consideração a relação correta do combustível utilizado para calibrar perfeitamente esta tabela.

Avanço da ignição

As tabelas de avanço da ignição controlam o tempo da ignição de cada cilindro independentemente. Esta tabela mapeia o tempo da ignição em graus, antes do ponto morto superior. Os valores maiores avançam o tempo da ignição. Os valores menores retardam o tempo da ignição.

Remapeamento

A tabela Idle RPM controla a marcha lenta à medida que o motor esquenta.

Existem outras tabelas para serem trabalhadas, tais como limite de corte de RPM, configuração do comando, tamanho do motor etc. O ideal é que quaisquer alterações sejam feitas sempre em dinamômetro e por um profissional qualificado. Assim é possível obter um bom resultado. A experiência de um bom afinador deixa sua moto com alta potência e torque e ainda a mantém muito econômica para o uso normal.

Conheça os módulos que trabalhamos:

TTS Mastertune

MasterTune-H-D® é uma ferramenta de reprogramação ECM especificamente para uso em motocicletas do ano de 2001 em diante com sistema Delphi. Atualmente, o melhor equipamento para remapear Harley-Davidson®.

Suas principais características:
Salvar e restaurar a calibragem original de fábrica
Interface opcional Dual Bike (serve para duas motos)
Permite calibração do velocímetro em modelos 2005 em diante
Limites preestabelecidos para evitar uso de valores para além das configurações razoáveis
Edições salvas, possibilitando voltar à configuração anterior
Ajuste de avanço de ignição dos cilindros dianteiro e traseiro
Ajuste de eficiência volumétricados cilindros dianteiro e traseiro
Permite alterar o limite de corte de RPM
Ajuste para diferentes injetores de combustível e diferentes cilindradas de motor
Gráficos 2-D e 3-D de tabelas para ajudar a visualizar os mapas de ajuste
Capacidade de imprimir gráficos de mesa e os valores da tabela
MasterTune-H-D® pode ser licenciado para uso em uma ou duas motocicletas e a interface irá “travar” para o veículo usado pela primeira vez P/N 2000006 somente o cabo USB
2000008 Interface MasterTune® 2 azul para uma moto
2000010 Interface MasterTune® 2 azul para duas motos
2000011 Kit de cabos para motos CAN de 6 pinos
2000014 Kit de cabos para motos J1850 de 4 pinos
Os cabos não estão incluídos
Mais informações: http://www.mastertune.net/home.htm

Diag4Tune

Diag4Tune® para Harley-Davidson®:
Melhor custo benefício
Opção para salvar o mapa original (permite salvar o mapa original da moto caso deseje retornar para as configurações iniciais)
Precisão nos ajustes (utilizando sondas widebandé possível obter uma leitura exata de cada ponto na tabela, o que permite a máxima precisão na calibração da VE – Eficiência Volumétrica)
Permite calibração das motos com sistema de injeção sem sonda, no caso das TC88 (1450cc injetadas)
Baixa o RPM da marcha lenta para até 800 RPM
Elimina as falhas em baixas rotações, principalmente nos modelos Sportster e motos da linha CVO
Um dos únicos do mercado a calibrar corretamente as V-Rod e Harleys sem sonda lambda

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