Para um motor funcionar bem, primeiro precisamos trabalhar o sistema de admissão. Podemos fazer isso das seguintes maneiras:

Quando montamos um projeto de performance de motor, um primeiro sistema que devemos avaliar é o sistema de admissão de ar. O fluxo de ar é a chave para o desempenho de qualquer motor de combustão interna.

O sistema de admissão de ar é responsável pelo fluxo de entrada de ar do motor. Fazem parte dele: os cabeçotes, corpo de injeção e coletor de admissão, o filtro de ar e também os comandos.

Cabeçote

Em primeiro lugar, vamos explicar por que o motor HD é tão ineficiente. Infelizmente, estes motores são projetados em torno do controle de emissões e não do desempenho. As especificações do comando, combinadas com fluxo excessivamente restritivo são responsáveis pelo resultado de potência e torque frustrantes que avaliamos no dinamômetro.

Para Harley Davidson, existem muitos cabeçotes já preparados para alguns projetos pré-definidos, mas também são componentes que podem ser melhorados com um trabalho de melhoria de fluxo dos dutos, válvulas, molas etc. Este trabalho deve ser feito com muito critério e utilizando uma bancada de fluxo para avaliar os resultados do projeto antes de montar no motor. Uma boa preparação nos cabeçotes rende muito mais eficiência ao motor e a todo o projeto.

Corpo de borboleta e coletor de admissão

Quando aumentamos muito o projeto do motor, ele precisará de um corpo de aceleração maior, além de dutos maiores e melhor trabalhados. Para um melhor fluxo, é importante dimensionar uma borboleta que permita passar todo o ar que o projeto exigir. Mas cuidado, borboletas muito grandes podem fazer o motor funcionar de forma desconfortável em baixas rpms.

Filtro de ar

Trocando o filtro de ar, o principal item e mais comumente alterado (em quase todas as marcas de filtros de alto fluxo, encontramos elementos de filtro da marca K&N. Mas existem marcas como a BMC, excelentes também).

Os filtros de ar de boa qualidade devem ser projetados para obter um fluxo de ar elevado, praticamente sem restrições, mantendo os níveis de filtragem para garantir uma longa vida do motor. Só devemos ter cuidado pois existem elementos de reposição K&N, que geralmente acrescentam um fluxo maior, mas muitas vezes são restringidos pelas caixas do filtro original. E, sistemas melhor dimensionados, com maior área, como nos modelos Intake, podem aumentar mais o fluxo e eliminar as restrições. Devemos sempre avaliar se o sistema de admissão, e principalmente, o filtro de ar escolhido são compatíveis com o projeto, pois, se estiverem subdimensionados, ao invés de melhorar, irão restringir o desempenho do motor.

Um sistema de admissão de alto desempenho e qualidade é um dos melhores investimentos em potência que se pode fazer.

Então, antes da escolha, procure a orientação de um profissional para que ele possa te ajudar e orientar corretamente para investir seu dinheiro em um sistema que atenda às suas necessidades.

E, muito cuidado com os elementos falsificados:

Corpo de borboletas

Cabeçotes

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