Sistema de exaustão 2017-08-28T12:17:09+00:00

Todo motor possui um ciclo de exaustão, que ocorre da queima dos gases na câmara de combustão até serem expelidos para fora.

A capacidade de expelir esses gases rapidamente é o que determina o desempenho do ciclo. Quanto mais rápido, maior será o desempenho em alta rotação. Porém, manter uma pressão dentro do sistema garante respostas mais rápidas em baixas rotações. Sendo assim, o cano do escapamento não pode ser completamente aberto, pois desta forma ele não criaria a pressão necessária para isso. Além do desempenho, também precisamos considerar o barulho: quanto mais aberto, mais alto é o som.

Quando modificamos o escapamento da moto, todo o funcionamento do motor é alterado.

Os escapamentos esportivos são mais “livres” do que os originais e isso faz com que os gases sejam expelidos mais rapidamente, o que melhora o desempenho do motor em alta rotação.

Esse aumento na vazão faz com que o motor seja capaz de queimar mais combustível por ciclo e, se a alimentação não for ajustada, ela se tornará pobre, o que pode comprometer o desempenho. Remapear o sistema e ajustar a mistura de ar/combustível é desejável para evitar problemas de superaquecimento e para tirar proveito do aumento da capacidade geral do motor.

As ponteiras são apenas aquela parte final do escapamento. Elas geralmente são bem mais leves do que as ponteiras originais e tem o fluxo livre de passagem dos gases, já que não possuem catalizadores. A troca apenas da ponteira pode ser suficiente na maioria dos casos.

Os escapes completos geralmente são usados por quem quer o máximo de desempenhoou design.

Os canos saem diretamente do motor e também incluem a ponteira. A vantagem neste tipo de escape é que estes canos geralmente são muito bem dimensionados, melhorando a circulação dos gases. Ainda nessa categoria, existem os escapes 2×1, que juntam as saídas dos dois cilindros em uma únicasaída de gás, trazendo um rendimento ainda maior, pois o fluxo de um cilindro auxilia no fluxo do outro.

Embora existam muitos tipos de escapes completos, grande parte deles são fabricados apenas pensando no design, o que é um desastre para performance. Por isso, antes de comprar, procure ajuda de um profissional.

Posso ser multado por trocar o escapamento?

Veja o link e tire suas dúvidas: https://doutormultas.com.br/escapamento-esportivo/

Escapamentos

Ponteiras

Tem alguma dúvida? Fale com a gente.